Escala de Volição no Trabalho para Universitários

Volição é “a capacidade do indivíduo de fazer escolhas de carreira, incluindo a escolha de trabalho inicial ao entrar no mundo do trabalho e quaisquer decisões subsequentes na carreira” (Duffy & Dik, 2009). Conforme Duffy e colaboradores (2012) conceituam volição parte das premissas de Blustein (2006), como “a percepção individual de escolha na tomada de decisão de carreira, apesar das restrições” (Duffy, et al., 2012, p. 400) e um dos objetos centrais da perspectiva teórica da Psicologia do Trabalhar (Pires & De Andrade, 2020). Considerando a percepção de universitários acerca do mercado de trabalho, é possível apontar que as relações de trabalho atualmente são constantemente questionadas; impactando as compreensões de si e do mundo, particularmente a identidade dos jovens (Ribeiro, 2021).

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.