Carreira Caleidoscópica

Sabemos que aquele velho modelo de #emprego para a vida toda, ou de um desenvolvimento profissional linear e seguro, já é coisa do passado.

No cenário atual, os indivíduos são incentivados a alcançar #empregabilidade e progresso profissional de forma autônoma e independentemente de uma associação duradoura com a #empresa, assumindo a responsabilidade pelas decisões de sua #carreira. 

Embora a carreira tradicional não tenha desaparecido por completo, diversos modelos teóricos emergiram buscando explicar este novo contexto laboral. Entre os mais relevantes e estudados atualmente está o modelo conhecido como Carreira Caleidoscópica, construto desenvolvido por Mainiero e Sullivan em 2005.

Esse modelo descreve como os indivíduos alteram o desenho de suas carreiras de acordo com os diferentes aspectos de sua vida. Assim como um caleidoscópio, que produz imagens diferentes quando seu tubo é rotacionado, indivíduos alteram o “mosaico” de suas vidas ao adequar fatores que lhes permitam uma melhor adaptação a seus papeis, necessidades e relacionamentos. Em analogia ao caleidoscópio, que tem três espelhos, o Modelo de Carreira Caleidoscópica prevê que são três os parâmetros para a tomada de decisões de carreira: Autenticidade, Balanço e Crescimento

Autenticidade

O parâmetro Autenticidade, está associado a ser fiel a si mesmo e a seus valores, refletindo em uma maior tendência a procurar uma ocupação que esteja em sintonia com os princípios de cada indivíduo, bem como o desejo de tomar decisões que abranjam da melhor forma as próprias características e valores, definindo caminhos de carreira da forma mais autêntica e significativa possível

Balanço

O parâmetro Balanço está relacionado ao #equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e também à necessidade de, frente a uma decisão de carreira, analisar os possíveis impactos e consequências para o contexto e os relacionamentos pessoais, como a família por exemplo

Crescimento

Por fim, o parâmetro Crescimento corresponde à necessidade de evolução contínua e superação de desafios profissionais, além da busca por um trabalho estimulante com foco no avanço da carreira.

 

A literatura existente acerca dos pressupostos do Modelo de Carreira Caleidoscópica demonstra que ele pode ser utilizado para estimular o desenvolvimento de programas e políticas de Gestão de Pessoas que visem proporcionar aumento da produtividade e retenção de talentos, visto que, cada vez mais, colaboradores e colaboradoras estão buscando experiências de trabalho direcionadas para seus desejos e necessidades de Autenticidade, Balanço e Crescimento.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910